Visitas Técnicas

Aprendizados e Troca de Experiências


O Hospital da Cruz Vermelha do Paraná (HCV) recebeu para visita técnica, no último dia 13, representantes do Hospital Geral  Unimed de Ponta Grossa (HGUPG): Lucas Garcia - Coordenador de Clínica Médica PA, João Felipe Lara Bueno - Diretor Clínico e as médicas Cynthia H. Koehler e Carolina de Sousa Medina. O objetivo principal da visita era  perceber como funciona o modelo de médicos hospitalistas.
 
Inicialmente o grupo conheceu um pouco sobre a história do Medicina Hospitalar através de apresentação pelo médico Paulo Paim - Diretor Clínico do Hospital da Cruz Vermelha e  Presidente da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar. 
 
Paim enfatizou a importância de se quebrar os paradigmas da medicina ortodoxa, com médicos "donos da verdade" para que se possa introduzir nos hospitais uma medicina com o foco centrado no paciente - priorizando o compartilhamento das decisões médicas com estes pacentes e seus familiares.
 
Para o Diretor Clínico João Felipe Lara Bueno é bom saber  como funciona a Medicina Hospitalar em uma instituição que já desenvolve isto há algum tempo, pois dá o respaldo necessário para considerar aplicar o modelo em sua instituição.  
"Observamos um Serviço bem estruturado, com respostas e indicadores que se mostram  muito interessantes, inclusive na questão econômica, com resultados bastante favoráveis  - consequência do foco centrado no paciente e na família".
João Felipe pondera ainda que esta é a aplicação de uma medicina mais centrada naquilo que realmente se propõe - a promoção da saúde e o cuidado do paciente e para isto a formação da equipe é muito importante. "O Paulo Paim é sensacional. Se apresenta muito disposto e  empenhado na proposta do médico hospitalista. Isto é fundamental na formação da equipe. É preciso ter uma pessoa com esta sensibilidade para ser o modelo motivador para os demais".  
 
O HGUPG está implementando na instituição os Cuidados Paliativos e já desenvolve a ideia de ter um médico hospitalista em seu corpo clínico, por isto, a oportunidade de conhecer o exemplo do HCV foi excelente, diz a médica Cynthia H. Koehler. "Foi super produtivo, superou minhas expectativas. O trabalho do Hospital da Cruz Vermelha é  um diferencial e um exemplo a ser seguido. Foi muito importante observar o modelo na prática e vai nos ajudar muito no trabalho que já estamos desenvolvendo".  
 
A médica Carolina de Sousa Medina diz que o propósito da visita foi plenamente alcançado. "Foi muito proveitoso e bom perceber que o sistema realmente funciona. Por tudo que foi exposto vale a pena implantar em nosso serviço, não só pela redução de custos, mas principalmente porque  melhora o atendimento ao paciente". 
Para Carolina um destaque na apresentação é a percepção de que com maior atenção ao paciente diminuem-se as solicitações de exames desnecessários e reduz-se os eventos adversos. "A gente pára de dar tanta atenção para médicos e operadoras e volta-se para o que é mais importante: o paciente e sua família."
 
O Coordenador de Clínica Médica Lucas Garcia ressalta a importância de conhecer e apreender sobre Medicina Hospitalar no HCV. "A gente vem estudando como melhorar o cuidado e o gerenciamento de  custos na instituição. Queremos entender o sistema que o Hospital da Cruz Vermelha tão bem desenvolve e trocar experiências para podermos implantar também em nosso hospital".
 
Lucas destaca que um dos pontos fortes que observou foi a horizontalidade que seguem os tratamentos no HCV.  "É interessante essa linha de cuidados que o Hospital da Cruz Vermelha consegue seguir, desde a  internação até a alta e pós-alta do paciente. É uma abrangência generalista no cuidado do paciente que se mostra muito eficiente".
 
Texto e fotos: Jornalista  Vik Correia Mtb 244.722
 
Aline Cesário Feitosa ( Gerente de Qualidade HCV) , Dra. Adriana Paim (Diretora Técnica HCV), Dra. Carolina de Sousa Medina e Dra. Cynthia  H. Koehler (médicas no HGUPG), Dr. Lucas Garcia (Coordenador de Clínica Médica HGUPG), Dr. João Felipe Lara Bueno (Diretor Clínico HGUPG),  Dr. Paulo Paim (Diretor Clínico HCV)