Diariamente é grande a quantidade de pessoas que procuram os serviços de pronto atendimento dos hospitais no Brasil. Nas grandes cidades, com o crescimento acentuado da população os números se multiplicam e resultam em salas de espera lotadas e pacientes impacientes. Para conhecer melhor o funcionamento do setor é preciso entender como são classificados os atendimentos.
Os hospitais, em sua maioria, dispõem de plantões que funcionam 24 horas. No Hospital da Cruz Vermelha estão disponíveis plantões de Cardiologia e Clínica Geral. Os atendimentos são feitos de acordo com um Protocolo de Atendimentos, obrigatório no hospital, para classificar o tipo de risco.
Há ocorrências de apenas consultas ou solicitação de exames, quando o paciente é atendido pelo clínico geral por ordem de chegada.
Se for o caso de queixa ortopédica o paciente aguarda por ordem de chegada para esta especialidade.
Casos relacionados à dor torácica são sempre avaliados como situação de risco e são imediatamente encaminhados à UDT – Unidade de Dor Torácica que possui salas de observação com aparelhos modernos como cardioversor, desfibrilador, marcapasso e aparelhos para exames de eletrocardiograma.
O Hospital da Cruz Vermelha segue os protocolos da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da ACLS - Advanced Life Support in Cardiology (Suporte Avançado à Vida em Cardiologia).
Emergência e urgência - Você sabe diferenciar?
Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, exige tratamento médico imediato, afirma o médico Giuseppe Facin, coordenador da Unidade de Dor Torácica do hospital. “As emergências são extremamente graves, até por uma questão conceitual. Alguns casos, como a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito”, diz.
Ainda entre as emergências é possível citar: Infarto Agudo do Miocárdio, Taquicardias Ventriculares, alguns tipos de Bradicardias sintomáticas (por exemplo os Bloqueios Atrioventriculares Totais), algumas Crises Hipertensivas.
Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais. As urgências são mais frequentes, ocorrem aproximadamente 5 vezes mais que as emergências. A distinção entre os casos é feita pelos dados clínicos (anamnese), exame físico e exames complementares.básicos (Eletrocardiograma, Raio X e laboratório).