Comissões


CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospital - Coordenação: Dra. Adriana Bonardi.

Tem por finalidade as definições políticas institucionais, desenvolvendo programas e ações que visem o controle e prevenção das infecções hospitalares.

 

COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA -  Coordenador: Dr. Vinicius Ribas Fonseca.

A Comissão de Ética está vinculada ao Conselho Regional de Medicina e deve manter a sua autonomia em relação à instituição, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção do estabelecimento.
 

COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA - Coordenação: Cassiana Favaro.

Promover o uso adequado e racional dos medicamentos, padronizando o que é necessário ao paciente e a instituição.

 

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO - Coordenação: Dra. Eliana Reynaldo.

A Comissão é um grupo organizado, participativo e democrático, de caráter educacional, cultural, científico, criativo que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários, dos colaboradores e dos profissionais da instituição.

 

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) - Coordenação: Méri Barth.

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

COMISSÃO INTRA HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃO E TECIDOS PARA TRANSPLANTE (CIHDOTT) - Coordenação: Ederval Nunes.

Tem por finalidade orientar, coordenar e controlar as atividades referentes a abordagem da família em relação a capacitação, retirada e transplante de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, com fins terapêuticos e humanitários.

 

COMISSÃO MULTIDISCIPLINAR DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES - Coordenação: Idiane Scola.

Tem por finalidade a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes que possuem probabilidade de transmissão de agentes biológicos veiculados pelo sangue. Tem por objetivo, a criação de mecanismos que possam neutralizar possíveis condições que venham ocasionar acidentes de trabalho, divulgação interna de ações corretivas, principalmente ações preventivas relacionadas ao risco existente na atividade laboral, através de programas de treinamento e divulgação de ações no ambiente de trabalho.

 

COMISSÃO MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL  Coordenação Técnica Administrativa: Taciana Gutierrez - Coordenação Clínica: Dra. Debora Oro.

Tem como objetivo, normatizar as indicações, uso e controle do suporte nutricional, promover a prevenção e o tratamento da desnutrição em pacientes hospitalizados.

 

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE - Coordenação: Aline Cesário Feitosa.

É uma instância do Serviço de Saúde criada para promover e aprovar a implementação de ações voltadas à Segurança do Paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade e confiabilidade das atividades desenvolvidas no serviço de saúde.

 

COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS - Coordenação: Patrícia Gonçalves.

A Comissão visa a padronização de critérios importantes para melhorar o funcionamento das rotinas, estabelecendo critérios para a entrada de novos materiais e equipamentos ou substituição por novas tecnologias.

 

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA - Coordenação: Dr. Rubens Zenóbio.

Os programas de Residência Médica são realizados no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, obedecendo às normas de funcionamento da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Contamos com 09 programas entre eles, Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurologia, Radiologia e Urologia. Todos os cursos de Residência Médica são reconhecidos pelo MEC. Contamos também com programas de Especialização Médica, reconhecidos pelas sociedades médicas como Cirurgia Cardiovascular (certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – CBCCV) e Medicina Intensiva (certificado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB).

 

COMISSÃO DE REVISÃO E AVALIAÇÃO DE ÓBITOS - Coordenação: Dra. Lorete Follador

Realiza uma análise dos óbitos ocorridos na instituição conferindo se houve o preenchimento correto das Declarações de Óbito, orientando os profissionais de saúde sobre as não conformidades identificadas e quais serão as providências tomadas, respeitando os princípios éticos e profissionais, de acordo com a legislação vigente.

 

COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIOS - Coordenação: Dr. Ricardo Alves.

Temos como responsabilidade conferir por meio de amostragem o correto preenchimento dos prontuários, implementando as orientações e correções necessárias.

 

COMITÊ TRANSFUSIONAL -  Dr. Giorgio Baldan.

Tem por finalidade monitorar a prática hemoterápica na instituição. Tem por objetivo, também, padronizar os procedimentos transfusionais contribuindo para a gestão e utilização racional do sangue e para a redução de incidentes na área.