Projetos e Ações

 Os voluntários agregam valores próprios de pessoas conscientes de seu papel como cidadão, fazendo a diferença nas comunidades, proporcionando uma política pública de direitos humanos e interagindo de forma benéfica nas funções para o todo, zelando pela humanidade.

Atualmente a Cruz Vermelha Brasileira Filial Paraná conta com os seguintes projetos e ações:

·         Visitas Solidárias: As visitas solidárias têm como objetivo visitar o paciente em seu leito, promovendo relações humanas que favoreçam sua integração com a instituição e elevem sua autoestima em um ambiente acolhedor. Podendo assim realizar leitura de um livro, transmitir uma mensagem positiva ao paciente, entre ouras atividades.

·         Encontro de Voluntários da Cruz Vermelha Brasileira Filial Paraná: Os voluntários têm três dias imersos no mundo Cruz Vermelha. Participam de várias atividades onde a ideia é unir e estimular os voluntários que estão sempre participando das ações e capacitá-los ainda mais para os projetos de atuação nas comunidades. Eles são divididos em quatro ou cinco grupos, passam pelas Oficinas de Liderança, Contação de Estórias, Comunicação e Voluntariado e Juventude, e ao final, participam de uma grande gincana organizada, serve não apenas para descontrair, mas para avaliar os conhecimentos adquiridos durante os dias.

·         Árvore Solidária: A ação se resume em ganchos e placas indicativas amarrados nas árvores para não prejudicar o meio ambiente em nas praças e locais públicos da cidade, durante o período de inverno. Nos ganchos são colocadas peças de roupa diariamente, durante um período de 30 dias. Nas árvores são distribuídas roupas, calçados e também cobertores para que moradores de rua possam ter acesso a essas doações durante o rigoroso inverno. Os ganchos também servem como uma 'ponte' de acesso entre aqueles que querem doar e aqueles que precisam receber, pois qualquer pessoa pode colocar suas doações diretamente nas árvores. As roupas, calçados e demais peças colocadas para doação são arrecadadas por empresas parceiras e pelos colaboradores do hospital.

·         Visita Pastoral: A Visita Pastoral tem como finalidade visitar os pacientes enfermos ou aqueles em recuperação pós-cirúrgica, dedicar o tempo para ouvir, consolar e animá-los nessa trajetória hospitalar. Esta ação acontece todas as terças-feiras sempre a partir das 13h30.

·         Dobrando Alegrias: Todas as quintas-feiras a Instituição recebe os voluntários do Projeto Dobrando Alegrias, promovido pelo Centro Cultural Tomodachi, tem por objetivo multiplicar alegrias e ternura no ambiente hospitalar através da prática lúdica do origami (dobradura japonesa). Os pacientes e os acompanhantes aprendem a confeccionar e a compartilhar as dobraduras. O primeiro origami ensinado ou doado é um coração com asas e o paciente é incentivado pelo voluntário a presentear essa dobradura a alguém.  Cada paciente produz em média 3 ou 4 dobraduras e no caso dos pacientes internados, ao final da ação deixamos um kit com dois diagramas e três folhas de dobradura.

·         Cursos de Primeiros Socorros: Os cursos de Primeiros Socorros são divulgados, organizados e executados pela Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado Paraná. Os treinamentos são ministrados pelo Instrutor Certificado pelo Órgão Central, e são abertas para o público em geral. Os treinamentos constam de aulas teóricas e práticas e tem carga horária de 08h.Os seguintes temas são abordados:

- Conceituar Primeiros Socorros;

- Entender deveres e direitos do atendimento nos Primeiros Socorros;

- Aprender a avaliar o local do acidente-Identificar os princípios do atendimento inicial;

- Saber realizar a avaliação primária;

- Realizar a posição lateral de segurança;

- Realizar as técnicas de hemostasia (curativos) em hemorragias;

- Aplicar os procedimentos conforme o tipo de ferimento;

- Aplicar os procedimentos conforme os tipos de queimaduras;

- Como proceder em casos de lesões musculoesqueléticas;

- Atuar em casos de desmaio-Proceder em casos de convulsões;

- Realizar a avaliação primária;

- Identificar uma Parada Cardiorrespiratória;

- Realizar Reanimação Cardiopulmonar;

- Reconhecer o que não deve ser feito;

- Utilizar o desfibrilador externo automático (DEA);

- Saber aplicar as técnicas de desobstrução das vias aéreas.

·         Mutirões de Saúde em Comunidades: São atendimentos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar realizados para toda a comunidade, sendo oferecidas também orientações sobre saúde e qualidade de vida.

·         Trupe da Saúde: A Trupe da Saúde é um projeto que leva teatro, através da Terapia do Riso, para hospitais de Curitiba, através de uma equipe de atores profissionais especializados na arte do Clown, se transformam em palhaços/médicos, internamente conhecidos como “locologistas”, e visitam alas dos hospitais em busca de amenizar um pouco que seja a dor dos pacientes, o stress dos funcionários, a angústia dos acompanhantes e assim contribuir com o bem estar de todos. E é assim, por meio de intervenções, que eles aos poucos vão transformando o ambiente hospitalar em um espaço onde além da doença, da tristeza e da dor, também cabe a alegria, a brincadeira e o riso. No Hospital da Cruz Vermelha, a Trupe da Saúde realiza seus trabalhos todas as terças-feiras, no período da tarde das 14 às 17 horas.

·         Departamento Feminino: O Departamento Feminino da Cruz Vermelha do Paraná foi criado em 1968 com o objetivo dar maior ênfase aos programas de Assistência Social da Instituição. São 44 anos de solidariedade e auxílio a aqueles que se encontra em vulnerabilidade social e as Instituições Sociais. Nos dias atuais, as ilustres senhoras participantes do Departamento, se reúnem todas as quintas-feiras às 14h, com o objetivo de arrecadar fundos para efetivar suas doações em dinheiro e também de leite em pó para Instituições Sociais e pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.

·         História Viva – Contadores e Ouvidores de História: O Instituto História Viva tem por objetivo, por meio da arte de ouvir e contar histórias, levar o Incentivo a Leitura, a Cultura e a Saúde, para crianças, adultos e idosos em situação de fragilidade em hospitais, abrigos e asilos do Brasil. O Instituto tem como missão trocar Histórias, Amor e Alegria e Incentivar a Educação, a Cultura e a Saúde e foi fundada em 2005 e tem como objetivo a capacitação, treinamento e gerenciamento de voluntários contadores e ouvidores de histórias. O trabalho é executado em abrigos, hospitais e asilos de todo o Brasil. No Hospital da Cruz Vermelha os contadores e ouvidores de histórias realizam suas atividades todas as quartas-feiras no período noturno e a cada 15 dias aos sábados de manhã.

·         Feira de Qualidade de Vida - Cumprindo a missão da Instituição, a CVB-PR realiza a Feira de Qualidade de Vida com o objetivo de orientar e demonstrar a população como é simples obter uma qualidade de vida utilizando apenas os recursos naturais distribuídos em 8 remédios naturais: Nutrição, Exercício, Agua, Luz do Sol, Temperança, Ar, Repouso e Confiança. Os voluntários são distribuídos em stands.  Neles o participante é orientado, motivado e de forma prática é demonstrado à maneira adequada de se utilizar de cada recurso. O atendimento à comunidade é feito através de exames de glicemia, verificação da pressão arterial, calculo do IMC e instruções sobre os 8 remédios naturais. São também oferecidos serviços de aconselhamento psicológico e jurídico, cortes de cabelo gratuitos e recreação para crianças.

·         Comunidade Saudável - O projeto Comunidade Saudável, que informa sobre a prevenção das DNT's (doenças não transmissíveis), sendo realizados cinco encontros trabalhando um tópico por encontro, no primeiro tópico é explicado sobre o que são as quatro DNT’s, no segundo tópico falamos sobre os principais fatores de riscos que causam as DNT’s, no terceiro tópico é ensinado como realizar um autoexame da comunidade, no quarto tópico ensinamos a mudança de comportamento da comunidade para não adquirir as DNT”s e melhorar a qualidade de vida para quem já possui a DNT”s e por último ( mas não menos importante) o quinto tópico  é ensinado como elaborar um plano de ação da saúde para a comunidade demonstrando os benefícios a pratica de atividades saudáveis, os cinco tópicos são lúdicos e autoexplicativos sobre os assuntos. Após a finalização dos cinco tópicos os voluntários aplicam os conhecimentos adquiridos nas comunidades. 

·         Biblioteca Cruz Vermelha - Oportunidade concedida aos colaboradores, pacientes e acompanhantes para que possam desfrutar da leitura enquanto permanecem dentro do hospital. Estão disponíveis mais de 550 livros para empréstimo, o voluntariado possui um sistema próprio de biblioteca, sendo possível cadastrar o empréstimo e devolução de livros, emissão de carteirinha, multas de atraso, cadastro de usuários e administradores do sistema, relatório de livros, cadastro de livros, revistas e entre outros.

·         Dia Mundial da Diabetes: Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada a Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como respostas ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. Para comemorar e conscientizar a comunidade sobre o assunto, a Cruz Vermelha Brasileira Filial Paraná organiza o evento Caminhada do Diabetes em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, oferecendo gratuitamente testes de glicemia capilar para a comunidade que participa do evento, são também orientamos sobre o Diabetes, sobre alimentação saudável e também são distribuídos kits com frutas para os participantes da caminhada.

·         Setembro Verde ( Caminhada Doação de Órgãos): No mês de Setembro é realizada a Caminhada de conscientização sobre a doação de órgãos. A Caminhada fornece informações aos colaboradores e participantes sobre a importância de se tornar um doador. Este evento é realizado em parceria com a CET/PR (Central Estadual de Transplantes do Paraná) e com a CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante).

·         Levantamento Demográfico e Atendimento Médico e de Enfermagem: A Filial Paraná realiza durante o ano o que chamamos de Levantamento Demográfico acompanhado de Atendimento Médico. Isso se resume em uma pesquisa nas regiões de difícil acesso ao sistema de saúde seguido de atendimento médico e de enfermagem totalmente gratuitos. Nosso intuito é analisar mais de perto a situação da saúde da comunidade a fim de levar atendimento aos moradores da comunidade de casa em casa. São realizados atendimentos médicos em domicílio de casos de maior vulnerabilidade e realizados também testes de glicemia e aferição de pressão arterial para a comunidade. Já foram realizados os levantamentos demográficos nas regiões das comunidades de Vila Pantanal e Caximba e na também na cidade de Reserva do Iguaçu, interior do Paraná.

·         Contadores de Histórias: É realizado a Contação de História para crianças em comunidades carentes e centros municipais de saúde com o desejo de proporcionar alegria e uma manhã diferente para as crianças. Neste dia são contadas várias histórias com o auxílio de chapéus, brinquedos e acessórios. Através disso temos o prazer de dar a elas não apenas um dia diferente, mas também a oportunidade de imaginar e principalmente sonhar.

·         Árvore de Natal Solidária: Dentro do Hospital da Cruz Vermelha é montada uma árvore, intitulada de Árvore de Natal Solidária. Nela ao invés de enfeites de natal, nós colocamos sugestões de presentes a lares de idosos ou orfanatos, são sugeridos também a doação de alimentos que são consumidos na época do natal. Com as doações montamos cestas de natal contendo os alimentos e os presentes arrecadados, proporcionando aos beneficiados um Natal diferente e mais feliz.

·         Corais: Durante o ano, são realizadas apresentações de corais nos corredores do hospital proporcionando aos pacientes, acompanhantes e colaboradores um ambiente mais aconchegante e acolhedor que só a música pode oferecer.

·         Triagem de Doação: O Grupo de Triagem de doações é responsável por:

  • Realizar a triagem;
  • Organizar e separar os objetos;
  • Registrar entrada de doação;
  • Armazenar e identificar em caixas.

Se você tem interesse em ser voluntário em um desses projetos e ações, entre em contato conosco.

e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Telefone: (41) 3074-5480